Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

CLIMB EXPERIENCE - ESCALADA NO SETOR DA ONDA

 

   Realizamos no último sábado, dia 18/Jan, a Climb Experience no Setor da Onda. O Setor da Onda é considerado um campo-escola, local onde é possível experimentar diferentes técnicas de escalada, com pouca altura e boa diversidade de vias. O Setor da Onda é democrático, possibilita diversão para tod@s, desde os novatos até escaladores mais técnicos.

   Como tod@s @s participantes já haviam participado de outras Climb Experience conosco, fomos direto para o Setor da Onda, observando pelo caminho a grandeza das paredes da Furna Grande, a biodiversidad. 

IMG-20190521-WA0025.jpeg

Créditos da foto: Guilherme Forbeck

   Chegando ao Setor da Onda, foram selecionadas e equipadas as primeiras vias dessa Climb Experience, de acordo com os objetivos de cada escalador. As vias escolhidas foram Maré Baixa (IV) e Maré de Lua, para aquecer. Tod@s tinham um objetivo em comum, escalar sem queda a via Swell de Nordeste (V sup). Essa via tem "tirado o sono" d@s participantes das Climb Experience. 

 

   Deixamos a via Maré Alta (IV sup) para escalar depois do cansaço bater, para soltar a musculatura, fazendo mais uma boa escalada tranquila ao final do dia.

Setor da Onda_Mar de Dentro.redimensionado.jpg

    Como o Setor da Onda é mais exposto ao sol, armamos uma tenda (gazebo), para a proteção de noss@s escaladores.

WhatsApp Image 2020-01-19 at 11.58.20 AM-LUCIANOeCAROL.jpeg

Créditos da foto: Luciano B. Paitch.

   O clima estava nublado e fresco, perfeito para a escalada. Iniciamos o aquecimento nas primeiras vias. A galeria abaixo mostra algumas fotos da escalada na via Maré Baixa. 

Créditos das fotos: Caroline O. Paitch e Luciano B. Paitch

    Para aquele aquecimento de tronco, core e membros superiores, @s participantes entraram na via Maré Alta (V). Impressionante a evolução individual, quando comparado à primeira entrada nessa via. Bonito de ver!!

Créditos das fotos: Caroline O. Paitch e Luciano B. Paitch

    Tod@s bem aquecid@s, equipamos a via Swell de Nordeste, para que noss@s participantes pudessem entrar e trabalhar o projeto em comum. Quem não estava na via, estava atent@ à movimentação de quem estava escalando, buscando aprimorar os detalhes da sequência, para administrar a energia.

Créditos das fotos: Caroline O. Paitch e Luciano B. Paitch.

    A evolução d@s escaladores foi perceptível, todo mundo conseguiu aprimorar a movimentação, e chegar no crux. Houve até participante que conseguiu passar o crux e chegar até o fim do top rope, na base do teto. Fica agora um próximo objetivo, de escalar a via sem queda. Assim, cada praticante evolui em leitura, técnica, força e resistência.

   Agradecemos a cada um d@s participantes por estar conosco! Foi gratificante ver a evolução individual em seus desafios verticais!  Carol, Luciano e Paula, gratidão!! 

   Clique no botão para assistir a reportagem da RPC (afiliada Globo do Paraná) sobre uma das edições de nossa Climb Experience.