CIRCUITO AUTOGUIADO DO CORREDOR DO RIO QUEBRA PEDRA
Convidamos você e seu grupo para conhecer um pouco mais do Parque Nacional dos Campos Gerais, em uma agradável trilha, que nos conduz pelo Corredor do Rio Quebra Pedra, conhecendo o Corredor por diferentes perspectivas. A trilha passa pela borda do Corredor na ida e por dentro do Corredor na volta, ou vice-versa.
Esta caminhada é realizada no interior do Parque Nacional dos Campos Gerais, tem forma de circuito (ida e volta por caminhos diferentes), com 1,7 km de extensão e dificuldade leve (classificação básica CBME).
A experiência começa no Refúgio das Curucacas, onde são realizados os trâmites preliminares.
A caminhada inicia no Refúgio das Curucacas, que fica na zona de amortecimento do Parque Nacional, caminhando cerca de 300m até o Totem 1, onde as trilhas se dividem. A partir do totem 1, você já estará no interior do Parque Nacional dos Campos Gerais.
No Totem 1, pega-se à direita, seguindo pela trilha branca, e em menos de 50m de caminhada, já estará margeando o Corredor do Rio Quebra Pedra, rio que forma a Cachoeira do Buraco do Padre, cerca de 5km abaixo.
Créditos das fotos: Alessandro Chagas
Após margear o Corredor do Rio Quebra Pedra, entra-se à direita no Totem das Lateritas (rocha de cor avermelhada), onde a sinalização da trilha muda da cor branca para a cor laranja.
Créditos: Guilherme Forbeck
Inicia então um trecho de caminhada de 540m por dentro da mata fechada, que conduz para aproximar do Corredor e, já no corredor, por alguns pontos em que é possível ter contato com o rio.
Corredores têm relevante importância, por conectarem capões de mata e demais fragmentos, servindo como corredores de passagem para a fauna silvestre, sua alimentação e reprodução. Por ocasião da passagem da fauna, ocorre a dispersão de sementes, que ajuda na regeneração da vegetação local. Abaixo é mostrado o Mini Guia de Aves do PARNA Campos Gerais, produzido pela UEPG, em parceria do o ICMBio.
Créditos das fotos: Guilherme Forbeck. Laertes Soares (Foto das Curucacas).
Miniguia de aves do PARNA dos Campos Gerais: LABTAN (UEPG) / ICMBio.
A caminhada pelo interior do Corredor termina no totem 2, a 350m do Refúgio das Curucacas Ecoturismo.
Créditos: Gustavo Paitch.
Aproveite a estada no Povoado Passo do Pupo e conheça os serviços gastronômicos. Você pode conhecer os serviços clicando aqui.
Material mínimo para a caminhada:
- Calçado fechado;
- Perneira (oferecemos aqui no Refúgio, sem custo adicional);
- 1,0L de Água para beber;
- Lanche de trilha (se julgar necessário);
- agasalho para frio;
- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;
- boné / chapéu;
- protetor solar;
- Repelente de insetos;
- Lanterna;
- medicamentos de uso pessoal;
- máscara para uso e sobressalente (em saco plástico exclusivo);
- seu frasco de álcool gel 70%;
- saco de lixo.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Data: de quarta a domingo
Hora: das 09:00h às 19:00h
Percurso total: 1,7 km
Tempo médio de caminhada: 00:45h
Classificação básica de dificuldade (CBME): Leve
Valor: R$ 30,00/ pessoa. Meia entrada para crianças de 7 a 11 anos e moradores de Ponta Grossa (com comprovação). Gratuita para tod@s noss@s hóspedes.
Estão incluídos:
- Entrada no Parque;
- manutenção de trilhas;
- Operadora credenciada CADASTUR;
- EPI para aventura segura: perneiras.
contatos para informações:
- telefone / whatsapp: 42 99930-5500
- email: contato@refugiodascurucacas.com.br
Para que se tenha uma referência das classificações utilizadas para nossas trilhas, abaixo é mostrada a tabela de classificação básica de trilhas (CBME / FEMERJ):