logo-cabecalho-site-refu-v3_v2.png

TRILHA AUTOGUIADA FURNA GRANDE x PEDRA DA ONDA

   Trilha que interliga a Furna Grande ao Setor da Onda, passando por um belo espigão de arenito, vegetação de campo rupestre e com uma bela visão da paisagem local. Como essa trilha inicia na Furna Grande, a aproximação pode ser feita com veículo ou por alguma de nossas trilhas autoguiadas. Abaixo são mostrados os links para cada uma de nossas recepções, dependendo do modal escolhido para a aproximação.

1 - Recepção de Visitantes: quando o grupo deseja fazer a aproximação das Furnas com veículo. Há estacionamentos específicos para a visitação das Furnas Gêmeas, Furna Grande e Pedra da Onda.

2 - Recepção de Trilhas (Refúgio das Curucacas Ecoturismo): quando o grupo deseja fazer a visitação das Furnas, aproximando por  meio de trilhas autoguiadas. Temos uma trilha bimodal, que permite o acesso com bicicleta ou a pé.

Créditos: Dartilene Silva

    Aproximando da Furna Grande, caminha-se a partir do totem pela trilha branca, por 200m, chegando no Mirante Norte da Furna Grande, onde percebe-se a grandeza da Furna, com seus 410m de diâmetro principal e 72m de profundidade.

 

   O percurso mostrado em verde na imagem abaixo tem 420m de extensão, está sinalizado com fitas fosforescentes e conduz ao Mirante Sul da Furna, onde há alguns bancos com sombra na parte da tarde. 

    A partir dos banquinhos do Mirante Sul, inicia a trilha que dá acesso à Pedra da Onda. A trilha, mostrada em verde no mapa abaixo, a partir do Mirante Sul, tem 550m de extensão, e é sinalizada com fitas verdes e com pequenos totens de pedra. É importante prestar atenção na sinalização. A extensão total da trilha verde a partir do estacionamento é de 2,4km, ida e volta.

    A caminhada pode ser feita também na forma de circuito, emendando a trilha verde na mostrada em azul, conforme mostra o mapa acima. Na forma de circuito (verde + azul), a caminhada tem 2,9km a partir do estacionamento.

Créditos: Dartilene Silva

    A trilha passa pela Laje do Yoga, que é uma laje plana de arenito, boa para a prática de yoga, meditação, contemplação da natureza e do pôr do sol. 

Créditos: Dartilene Silva

    Após a Laje do Yoga, chega-se ao Setor da Onda, onde há algumas formações de relevo ruiniforme (formações areníticas semelhantes às do Parque de Vila Velha), como o Bob Esponja, Naufrágio e a própria Pedra da Onda, que dá nome ao Setor. Pratica-se escalada na Pedra do Navio, que é a parede principal do setor. Temos um roteiro de experiência com escalada, a Climb Experience.

Material mínimo para a caminhada:

 

- Calçado fechado;

 

- Perneira (oferecemos aqui no Refúgio, sem custo adicional);

 

- 1,0L de Água para beber;

 

- Lanche de trilha (se julgar necessário);

 

- agasalho para frio;

 

- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;

 

- boné / chapéu;

 

- protetor solar;

 

- Repelente de insetos;

 

- Lanterna;

 

- medicamentos de uso pessoal;

 

- saco de lixo.

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

Percurso total: 2,4 km

 

Tempo médio: 01:00 h de caminhada + tempo de contemplação

 

Classificação básica de dificuldade (CBME / FEMERJ): leve

 

Valor: R$ 40,00 por visitante. Atendemos toda a legislação de meia entrada. 

 

Estão incluídos:

- Estacionamento na Furna Grande;

- Entrada e manutenção de trilhas nos atrativos;

- EPI para aventura segura: perneiras;

- seguro individual, facultativo.

 

contatos para informações:

- telefone / whatsapp: 42 99930-5500

- email: contato@refugiodascurucacas.com.br

Contato (fone / whatsapp):

 

Refúgio das Curucacas Ecoturismo: (42) 99930-5500  (tim / whatsapp / signal)  

 

contato@refugiodascurucacas.com.br