Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

TRILHA AUTOGUIADA FURNA GRANDE x PEDRA DA ONDA

   Trilha que interliga a Furna Grande ao Setor da Onda, passando por um belo espigão de arenito, vegetação de campo rupestre e com uma bela visão da paisagem local. Como essa trilha inicia na Furna Grande, a aproximação pode ser feita com veículo ou por alguma de nossas trilhas autoguiadas. Abaixo são mostrados os links para cada uma de nossas recepções, dependendo do modal escolhido para a aproximação.

1 - Recepção de Visitantes: quando o grupo deseja fazer a aproximação das Furnas com veículo. Há estacionamentos específicos para a visitação das Furnas Gêmeas, Furna Grande e Pedra da Onda.

2 - Recepção de Trilhas (Refúgio das Curucacas Ecoturismo): quando o grupo deseja fazer a visitação das Furnas, aproximando por  meio de trilhas autoguiadas. Temos uma trilha bimodal, que permite o acesso com bicicleta ou a pé.

Créditos: Dartilene Silva

    Aproximando da Furna Grande, caminha-se a partir do totem pela trilha branca, por 200m, chegando no Mirante Norte da Furna Grande, onde percebe-se a grandeza da Furna, com seus 410m de diâmetro principal e 72m de profundidade.

 

   O percurso mostrado em verde na imagem abaixo tem 420m de extensão, está sinalizado com fitas fosforescentes e conduz ao Mirante Sul da Furna, onde há alguns bancos com sombra na parte da tarde. 

    A partir dos banquinhos do Mirante Sul, inicia a trilha que dá acesso à Pedra da Onda. A trilha, mostrada em verde no mapa abaixo, a partir do Mirante Sul, tem 550m de extensão, e é sinalizada com fitas verdes e com pequenos totens de pedra. É importante prestar atenção na sinalização. A extensão total da trilha verde a partir do estacionamento é de 2,4km, ida e volta.

    A caminhada pode ser feita também na forma de circuito, emendando a trilha verde na mostrada em azul, conforme mostra o mapa acima. Na forma de circuito (verde + azul), a caminhada tem 2,9km a partir do estacionamento.

Créditos: Dartilene Silva

    A trilha passa pela Laje do Yoga, que é uma laje plana de arenito, boa para a prática de yoga, meditação, contemplação da natureza e do pôr do sol. 

Créditos: Dartilene Silva

    Após a Laje do Yoga, chega-se ao Setor da Onda, onde pratica-se escalada (na Pedra do Navio). Há algumas formações de relevo ruiniforme (formações areníticas semelhantes às do Parque de Vila Velha), como o Bob Esponja, Naufrágio e a própria Pedra da Onda, que dá nome ao Setor.

Contato (fone / whatsapp):

 

Refúgio das Curucacas Ecoturismo: (42) 99930-5500  (tim / whatsapp / signal)  

 

contato@refugiodascurucacas.com.br